O Inmet emitiu dois alertas de perigo para as regiões Sudoeste, Sudeste e Centro-Norte do estado.
Alerta de onda de calor emitido para o Piauí, atingindo 134 cidades com aumento de 5°C acima da média.
Entre os estados que terão reforço na segurança estão Piauí, Acre, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, dentre outros
Os interessados poderão atuar na Operação Carro-Pipa, destinada a levar água potável às cidades.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito
Municípios nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais e Rondônia também enfrentam longo período de ausência de chuvas
Segundo o Inmet, os ventos estão variando entre 40 km/h e 60 km/h. O risco de queda de galhos de árvore é baixo
O decreto foi assinado no dia 3 de julho e publicado na edição do dia 4 de julho do Diário Oficial. A vigência é de 180 dias.
Elmano de Freitas expressou confiança na Justiça e mencionou a possibilidade de um acordo entre os estados antes do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O deputado Ziza Carvalho (MDB), vice-presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí, mostrou-se otimista, destacando que o Piauí tem provas sólidas de que as terras em questão pertencem ao estado.
As prestadoras terão de planejar e executar a instalação das estações, um processo que varia conforme a logística e infraestrutura de cada localidade.
Segundo os comunicados, o estado está sob dois diferentes alertas referente às chuvas: laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial).
Além disso, todo o estado também possui previsão de chuvas, porém com menores acumulados.
A determinação, divulgada no Diário Oficial do Estado, foi tomada em decorrência de uma fuga em massa que ocorreu na unidade prisional
A fuga aconteceu na noite do último domingo (18). Os presos arrebentaram as grades de ferro das celas e arrebentaram os cadeados
As regiões afetadas são: Sudoeste, Centro- Norte e Sudoeste do estado.
O Inmet informou que apesar do alerta ser de perigo, há previsão de baixo risco de corte de energia elétrica.
. O aviso iniciou-se às 10h desta quinta-feira (28), e afetará as regiões norte, centro-norte, sudeste e sudoeste do estado.
O primeiro aviso de perigo potencial atinge todo o Piauí e mais 19 estados, inclusive o Distrito Federal.
O primeiro comunicado climático (em amarelo) se estende mais pelas áreas do Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Piauí.
O aviso se estende até às 10h desta segunda-feira (11).
O processo, que abrange 13 municípios, sendo oito na Serra da Ibiapaba, compreende quase 3 mil quilômetros quadrados.
O INMET comunicou que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Recomenda-se ingerir bastante líquido e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de evitar a prática de atividades físicas intensas.
O instituto ainda realizou algumas instruções para a população.